SOBRE A QUEDA DE 13% DO FPM: ‘É O FIM DOS MUNICÍPIOS’, DIZ EURES RIBEIRO

Sábado, 21 de Abril de 2018
“É o fim dos municípios” foi a expressão usada pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, ao tratar da queda de 13% do Fundo de Participação dos Municípios, FPM. O mecanismo representa a principal fonte de recursos de 80% das cidades baianas. De acordo com o gestor, se não houver reposição destes recursos, corre-se o risco de haver atraso no pagamento de salários a servidores.

“Isto, sem dúvida, pode comprometer o pagamento de pessoal, que é o que mais aflige os gestores da Bahia”, afirma Eures. O líder da UPB explica que a preocupação é ainda maior em razão de a queda de receitas do FPM ocorrer em pleno mês de abril. Esta foi a primeira vez que houve diminuição de recursos neste mês. Segundo ele, a diminuição nos repasses, em geral, ocorria nos meses de agosto, setembro e outubro.

Cenário ruim – “Se nada for mudado, o cenário poderá ficar mais grave ainda. Se repetir a queda em maio, junho e julho, será o fim dos municípios”, prevê. Nesta segunda, um grupo liderada por Eures irá a Brasília obter informações no Tesouro Nacional, ver a parte técnica, compilar material e levar para XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Município. No evento, os prefeitos baianos pressionarão o governo para reposição dos recursos perdidos. 

Com informações do Jornal A Tarde

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no FacebookCurta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário