BAHIA RECEBE EMBAIXADOR DA ÁFRICA DO SUL PARA DISCUTIR DESENVOLVIMENTO RURAL

Domingo, 18 de Março de 2018
Para discutir cooperação na área da agricultura familiar, o secretário de desenvolvimento rural, Jerônimo Rodrigues, recebeu, nesta quinta-feira (15), o embaixador da África do Sul, Joseph Mashimbye, que está em visita oficial ao estado da Bahia, pela primeira vez.

O secretário da SDR apresentou o contexto do rural baiano e o papel de cada uma das unidades da secretaria na contribuição do fortalecimento, com ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. “Trabalhamos para atender às demandas da agricultura familiar, da reforma agrária, dos povos e comunidades tradicionais e quilombolas do estado da Bahia, por meio de um conjunto de políticas públicas. Temos boas condições de fazer parcerias com a África do Sul e queremos concretizá-la”.

Mashimbye afirmou que a reunião superou suas expectativas: “Acredito que o sucesso de um governo depende do uso da terra. Vim para a Bahia com a mente aberta e estou vendo o quanto tenho para aprender. Na África do Sul, não temos um governo que dê tantas respostas para o desenvolvimento rural e o meu país merece essas respostas”.

O embaixador da África do Sul disse ainda que essa será apenas a primeira visita à Bahia: “Certamente voltarei e trarei uma equipe para que eles possam conhecer as ações realizadas e quero a presença da Bahia no meu país para que conheçam a nossa situação e possam nos aconselhar melhor. O que a SDR nos apresentou não foi só uma mudança econômica na vida das pessoas, mas também no emocional delas”.

O Embaixador vem realizando as visitas oficiais aos estados brasileiros com os quais a África do Sul deseja estreitar laços. Na Bahia, além de buscar oportunidades de cooperação e negócios, houve interesse na área da agricultura familiar, pela similaridade com a África do Sul.

Também fazem parte da comitiva da África do Sul, Embaixador da África do Sul, o conselheiro político da embaixada, Ngwako Solomon Sebola, o conselheiro da embaixada, Schalk Willem Malan, e a assessora do embaixador, Mauricea de Oliveira.

Estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, a superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Célia Watanabe, a coordenadora de Desenvolvimento Agrário (CDA), Renata Rossi, ocoordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX), José Tosato, a Diretora de Agregação de Valor e Acesso à Mercados da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Elisabete Costa, e a Coordenadora de Cooperação Internacional da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Caúra Damasceno.

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário