VOLUME DA BARRAGEM DE SOBRADINHO SOBE E ATINGE 11,67% DA CAPACIDADE DE ÁGUA APÓS CHUVAS; VAZÃO MÍNIMA É MANTIDA

Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018
Com as chuvas dos últimos meses nas cabeceiras do Rio São Francisco, a barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, aumentou o volume. Depois de chegar a 2% do volume útil em novembro do ano passado, o maior reservatório do Nordeste agora atinge o nível de 11,67% da capacidade de armazenamento de água.

O nível da barragem aumentou porque está chegando mais água até o ponto de captação do canal da batateira, que fica em uma área dentro do lago de Sobradinho. A bomba de captação de água foi colocada em dezembro do ano passado. Nos anos de boas chuvas, nem bomba de captação era preciso usar, pois a água já seguia pelo canal até às roças, que ficam acima da barragem, através da gravidade.

Vazão
A quantidade de água que entra na barragem é de 860 metros cúbicos por segundo e estão saindo 600. No ano passado, por causa da estiagem, a Agência Nacional de Águas autorizou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a manter a vazão em 550 metros cúbicos, a primeira vez em 38 anos de existência da barragem. A vazão considerada ideal em períodos de normalidade é de 1.300 metros cúbicos. Segundo a Chesf, das seis turbinas, apenas duas estão em funcionamento para geração de energia.

Por G1 

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário