BAHIA RURAL CONTEMPORÂNEA APRESENTA O POTENCIAL PRODUTIVO DO RURAL BAIANO

Sábado, 18 de novembro de 2017
Apresentar ao público a diversidade cultural e o potencial produtivo dos Territórios de Identidade da Bahia. Com este objetivo acontece de 25 de novembro a 3 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, o Bahia Rural Contemporânea, maior evento de valorização da agricultura familiar, economia solidária, reforma agrária e povos e comunidades tradicionais, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O evento, que acontecerá em paralelo a 30ª da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), traz a Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VIII FEBAFES), onde o público encontrará uma vila típica do interior baiano e terá a oportunidade de conhecer a origem de cada produto, interagir com os agricultores que produzem, degustar e comprar as delícias como Azeite de Licuri, Iogurte de Umbu e de Licuri, Morango in natura, Queijos e Doces de Leite de Cabra, Mel, Chocolates gourmets, Cafés finos, Licuri Caramelizado, Barrinhas de Cereais com sabores exóticos, néctar de frutas, Licores, Cachaças e a Cerveja de Umbu. 

Este ano, o Bahia Rural Contemporânea contará com a Cozinha Show com renomados chefs de cozinha da Bahia, preparando pratos com produtos da agricultura familiar que serão comercializados na Praça Gastronômica, que terá ainda pratos típicos e diversificados, a exemplo dos Cortes Especiais de Cordeiro e Espetinho de Bode (Território Bacia do Jacuípe); Carne Defumada de Caprino (Sertão Produtivo); Ostra e Maniçoba (Recôncavo); Linguiça de Tilápia (Sertão do São Francisco); Peixe com Aipim (Costa do Descobrimento); Godó, prato à base de banana da terra (Chapa Diamantina).

Estrutura
Em uma área de 10.890 metros, serão 270 expositores e 1.500 produtos de cooperativas e associações de todo o estado. Os visitantes encontrarão também a beleza e variedade do artesanato produzido por Quilombolas, Indígenas e outros artesãos baianos, em peças de Sisal, Capim Dourado, Piaçava, Bananeira, Palha de Buriti e Licuri. A estimativa de negócios gerados durante a feira passa de R$5 milhões, somado aos que serão consolidados posteriormente. 

O evento conta ainda com programação cultural, uma Feira Tecnológica, com a amostra de um conjunto de tecnologias voltadas para produção, agroindústria, comercialização, pesquisa e inovação e se constitui ainda como um importante espaço de formação e capacitação dos participantes, por meio de cursos, palestras, oficinas, seminários e simpósios. 

O Bahia Rural Contemporânea conta com o apoio das secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Comunicação Social (Secom), Cultura (Secult), Meio Ambiente (Sema), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Turismo (Setur), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Políticas para as Mulheres (SPM).

A força da Agricultura Familiar baiana
A Bahia é o estado que possui o maior número de famílias vivendo da agropecuária, atividade responsável pela produção de 77% dos alimentos que chegam a mesa dos baianos. De acordo com o Censo Agropecuário (IBGE, 2006), o estado concentra a maior população rural do Brasil, com 3,9 milhões de habitantes. Também reúne o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar, com cerca de 700 mil propriedades.

A Agricultura Familiar responde por 44% de tudo que se produz na agropecuária do Estado, com o Valor Bruto da Produção (VBP) anual de R$ 3,74 bilhões. A Agricultura Familiar é destaque na produção de mandioca, feijão, mel, leite, pesca e aquicultura artesanal, fruticultura, oleaginosas e caprinovinocultura, entre outros produtos.

Acompanhe as publicações do BdoZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário