VAZÃO DO SÃO FRANCISCO SERÁ REDUZIDA PARA 550M³/S NESTA QUINTA-FEIRA (17)

Quarta-feira, 16 de agosto de 2017
A vazão do Rio São Francisco será reduzida para 550 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) a partir do reservatório de Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe, já a partir desta quinta-feira (17). A licença foi concedia pelo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como foram de atender ao pedido formulado pelo setor elétrico.

O objetivo da medida é garantir a manutenção do volume útil do reservatório de Itaparica, localizado em Pernambuco, no Submédio do São Francisco em 15% e impedir que Xingó chegue ao volume morto. De acordo com explanação feita pela equipe técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a defluência de 550m³/s resultará em 0,4% da capacidade de armazenamento de Xingó até novembro próximo.

Para o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, com a chegada do período chuvoso previsto para a bacia do São Francisco para iniciar nos próximos meses, “praticamente não haverá diferença na vazão de 600m³/s, como está agora, ou 550m³/s“. A nova vazão irá resultar na redução de 7cm no nível do rio na região do Baixo São Francisco, conforme informou a representação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário