PREFEITO DE SERRA DO RAMALHO É ELEITO PRESIDENTE DO CONSÓRCIO PÚBLICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO VELHO CHICO – CDC VELHO CHICO

Sábado, 17 de Fevereiro de 2018
O prefeito do município de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigo Anunciação Silva (PSD), foi eleito presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico – CDC DO VELHO CHICO durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (16), no auditório do SETAF (Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar, em Bom Jesus da Lapa.

Além de Ítalo, a diretoria é composta por um vice-presidente, Marcel José Carneiro (PT), prefeito de Paratinga, e dois membros do Conselho Administrativo, Antenor Pinto Mariano Filho (PT), prefeito em exercício de Ibotirama e Litercílio Nunes de Oliveira Júnior(PT), prefeito de Brotas de Macaúbas, além do secretário Executivo, que caberá indicação do presidente, e aprovado em assembleia que será convocada posteriormente para este fim.

O prefeito de Bom Jesus da Lapa e Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro destacou a importância do consórcio como entidade forte para o fortalecimento do território, que por falta de união sempre ficou fragilizado para conseguir os recursos que os municípios necessitam para seus desenvolvimentos. “Temos que deixar de ‘picuinha’ e nos unir pelo municipalismo, defender a nossa causa, trazer os investimentos para nossos municípios, e trazer os outros prefeitos que não estão aqui hoje para fazer parte do grupo, e usar a nossa força para trazer melhorias. Então esse momento foi muito importante, da união da nossa região”, destacou.

Ribeiro frisou também a importância de cada prefeito que se empenhou, se unindo para criar o consorcio. “Quero parabenizar aqui cada prefeito, que lutou desde o início do discussão em prol desta proposta, da união e fortalecimento da nossa região”, concluiu.

Em seu primeiro discurso como presidente, o prefeito de Serra do Ramalho agradeceu pelo apoio, e pelo discussão madura que foi construída pelos prefeitos presentes na assembleia, e destacou também a importância da união dos prefeitos em prol de uma única causa, o fortalecimento da identidade do Território do Velho Chico, deixando o lado partidário de lado. “Estamos criando uma entidade municipalista, que vai lutar pelos nossos municípios. A questão partidária, nós vamos aproveitar muito a parte do partido, dos deputados, tanto do governador, tanto do presidente, para que eles possam colocar dinheiro no consórcio. A grande proposta do consorcio é diminuir o custo operacional das obras. Tenho certeza que a gente sair daqui hoje muito fortalecido”, concluiu Ítalo.

Criado após um longo processo de articulação para o desenvolvimento da política territorial em 16 municípios, ou seja, Barra, Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Carinhanha, Feira da Mata, Ibotirama, Igaporã, Matina, Malhada, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riacho de Santana, Serra do Ramalho e Sítio do Mato, no entanto, ainda, a assembleia contou apenas com a presença dos seguintes municípios consorciados: Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Ibotirama, Morpará, Paratinga, Moquém do São Francisco e Serra do Ramalho.

Trata-se de uma associação de direito público que tem como objetivo a realização de serviços públicos nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental compartilhada, habitação de interesse social, manutenção de estradas vicinais, implantação de abatedouros e frigoríficos regionais, capacitação de gestores municipais, educação profissional, saúde, projetos de apoio à agricultura familiar, a segurança alimentar e nutricional, entre outras, constituído por 16 municípios com identidade sociocultural e proximidade geográfica.

Pelo estatuto, a sede do consórcio será Bom Jesus da Lapa, levando em consideração sua posição geográfica, e a presença de órgãos importantes do governo Estadual e Federal.

Do site BJdaL

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário