CARNAVAL DO FORA TEMER BOMBA NO MUNDO INTEIRO: FOLIÕES MANDAM RECADO AO STF: SE PRENDER LULA, O MORRO VAI DESCER

Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2018
O Carnaval do Fora Temer já ganhou destaque mundial. O desfile da Paraíso do Tuiuti, no Rio, cujo enredo protestou contra o golpe no Brasil em plena Globo, sócia do atentado à democracia, virou o segundo assunto mais comentado no mundo no Twitter.

Além disso, com 80% dos votos em uma enquete no portal UOL, a escola de samba é apontada como a melhor escola de 2018. Posts sobre o desfile dominam as redes sociais desde a madrugada desta segunda-feira 12, quando os carros e os personagens entraram na avenida da Sapucaí.

Ainda no Rio, uma multidão tomou o aeroporto Santos Dumont gritando em peso "Fora, Temer", rejeitado por mais de 90% dos brasileiros. O grupo de foliões também não perdoou o prefeito da capital, Marcelo Crivella (PRB), que viajou para a Europa no Carnaval.

No Carnaval mais politizado da história, há ainda bloquinhos pedindo a volta de Lula, bonecos homenageando o ex-presidente e faixas contrárias à prisão. Em uma ponte próxima à Rocinha, por exemplo, uma faixa enorme traz os dizeres: "STF, se prender Lula o morro vai descer".

DESFILE DA TUIUTI CONSTRANGEU NARRADORES DA GLOBO
O desfile de protesto da Paraíso do Tuiuti na primeira noite do sambódromo do Rio de Janeiro é de longe o de maior repercussão nas redes sociais, desde a madrugada desta segunda-feira 12.

Celebrado pelos militantes e sites de esquerda, o desfile que questionou o fim da escravidão e fez um duro discurso contra o golpe e a perda de direitos trabalhistas sob o governo Temer foi também um tapa na cara da Globo, partícipe do golpe e que precisou transmitir tudo ao vivo.

O colunista de TV Mauricio Stycer comentou, em seu blog no UOL, que os narradores da emissora ficaram constrangidos. "Do camarote da Globo, onde narrava o desfile, Fátima Bernardes, Alex Escobar e Milton Cunha reagiram com comedimento ao surpreendente protesto, como se estivessem constrangidos", escreve.

Leia trecho de sua coluna:
"As desigualdades vem vindo até os dias de hoje", disse Fátima. "Muitas confecções usam trabalho escravo", observou. "Os manifestoches", leu ela, ao ver passar a ala com os patos, sem dizer mais nada. "Manipulados", acrescentou Milton.

O constrangimento se repetiu diante da crítica ao presidente. "O vampirão", disse Milton. Alex Escobar apenas riu. E Fátima observou: "É o regime de exploração nos mais diversos níveis". Um pouco depois, Escobar disse o que todos viam: "Tá com a faixa de presidente esse vampiro". E Fátima idem: "Vampiro neoliberalista".

Nesta segunda, um post sobre o desfile na página do G1, portal da Globo, no Facebook tentava desviar a fantasia do Temer Vampirão: "Componente da Paraíso do Tuiuti não confirma se referência é o presidente Michel Temer. Será?".

TUIUTI SOLTOU GRITO PRESO NA GARGANTA DO PAÍS EM PLENA GLOBO: FORA TEMER
Rio 247 - O enredo do carnavalesco Jack Vasconcelos soltou o grito que estava preso na garganta de milhares de brasileiros na madrugada desta segunda-feira 12 durante desfile da escola Paraíso do Tuiuti, na primeira noite deste Carnaval na Sapucaí.

"Fora, Temer", gritou um dos componentes pouco antes de a escola deixar a avenida, representando os críticos do golpe, do governo Temer e das reformas que retiram direitos trabalhistas dos brasileiros, tudo mostrado no desfile.

A transmissão obrigatória do protesto pela TV Globo, que participou do golpe e pode ser considerada as grandes mãos que controlaram manifantoches que desfilaram fantasiados de camisas verde e amarela, deu um gostinho a mais.

Os narradores ficaram sem saber o que dizer, e acabaram ocultando o real conteúdo do enredo, como alfinetou o jornalista e escritor Mario Magalhães. "Fizemos uma coisa que todo mundo quer", disse o professor de história Léo Morais, que se vestiu de Temer vampiro no desfile.

Na internet, os políticos que fazem oposição a Temer exaltam a coragem da escola, que já saiu campeã, mesmo que não oficialmente, mas "do povo", como comentou um dos internautas nas redes sociais, em uma das centenas de postagens sobre o desfile nesta segunda. Mensagens bem humoradas indicam esperar um novo projeto do MBL: o Carnaval Sem Partido.

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), disse que o desfile foi histórico: "Fantasias ironizando os desmontes causados pelo atual governo, - como a Reforma Trabalhista, já tão devastadora no dia a dia do povo após sua aprovação - e outros figurinos como fantoches pelo golpe, foram um dos assuntos mais comentados nas redes nesta madrugada. Nota 10 para a escola!!!".

A deputada Jandira Feghali, do PCdoB do Rio, criticou a reação da Globo: "E teve climão na Globo pra comentar o desfile com críticas ao golpe que a própria Globo apoiou". Em outro post, ela havia registrado: "MOMENTO INCRÍVEL NO CARNAVAL DE DOMINGO: A Paraíso do Tuiuti registrou no Sambódromo o golpe no país, a manipulação de parte da sociedade e os efeitos terríveis de um governo ilegítimo alçado ao poder dentro da ruptura democrática!!! QUE DESFILE!!!"

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), também do Rio de Janeiro, rasgou elogios à escola: "QUE DESFILE! A Paraíso do Tuiutí levou o #ForaTemer à avenida, criticou a Reforma Trabalhista do presidente vampirão - também presente na Sapucaí - e falou sobre escravidão. Arrasaram!"

Confira o vídeo da íntegra do desfile, divulgado pelo canal Enredo e Samba, no Youtube:

FOLIÕES MANDAM RECADO AO STF: SE PRENDER LULA, O MORRO VAI DESCER
Rio 247 - Depois de uma faixa colocada na entrada da Rocinha, foi a vez de mandar o recado na Sapucaí.

Os foliões avisaram o STF: "Se prender Lula, o morro vai descer".

Neste Carnaval, Lula virou até tema de um bloco em Belo Horizonte, chamado "Que saudades do meu ex", além de ser homenageado com bonecos e gritos pedindo sua volta, como este aqui.

ROCINHA AVISA: SE PRENDER O LULA, O MORRO VAI DESCER
247 – O jogo já está claro. De um lado, a Globo e setores alinhados ao golpe pressionam o Poder Judiciário a prender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele, líder absoluto em todas as pesquisas, desista de disputar as eleições presidenciais de 2018. De outro, Lula se mantém tranquilo e diz não temer ameaças.

A novidade é a dimensão do apoio popular a Lula. 2018 já entra para a história como o Carnaval do "volta, Lula". Além disso, na Rocinha, maior comunidade do Rio de Janeiro, uma faixa avisa: se prender o Lula, o morro vai descer.

CARNAVAL EM BELO HORIZONTE TEM GRITO DE APOIO A LULA
Minas 247 - Entre marchinhas contra a reforma da Previdência, que pedem 'Fora, Temer' e questionam "cadê a prova" contra Lula, o Carnaval de 2018 pode ser considerado bastante político.

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, foliões do bloco Tico Tico Serra Copo gritavam neste domingo a plenos pulmões "Olê olê olê olá Lula Lula" em uníssono. É o que mostra um vídeo que circula nas redes sociais.

CARNAVAL DE 2018 TRAZ O GRITO DE 'VOLTA LULA'
Por Esmael Morais, em seu blog – O Carnaval 2018, a festa mais popular do planeta, está sendo o Carnaval do “Volta, Lula”. Foliões de Belo Horizonte (MG), no túnel da Lagoinha, puxaram o grito de “Volta, Lula” no lugar das tradicionais marchinhas. Abaixo, assista ao vídeo.

Se por um lado o povo chama pela volta do ex-presidente Lula, de outro quer a saída de Michel Temer. Na manhã deste sábado (11), por exemplo, em Olinda (PE), o coro “Fora, Temer” foi exibido ao vivo pela Globonews.

Consagrado nas ruas, Lula sofre uma implacável perseguição do consórcio midiático-jurídico-financeiro que visa tirá-lo da disputa eleitoral deste ano.

Confira o bloco Tico Tico, em BH:

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário