BAHIA: CURSO SOBRE USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS COMEÇA NA TERÇA-FEIRA

Sábado, 17 de Fevereiro de 2018
Mais de 24 mil professores e coordenadores pedagógicos dos Ensinos Fundamental e Médio da rede estadual de ensino começam, nesta terça-feira (20), as aulas para o curso on-line “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, que será ministrado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). As aulas serão re­a­li­zadas fa­zendo uso de uma es­tru­tura tec­no­ló­gica e me­to­do­ló­gica que pos­si­bi­li­tará aos pro­fes­sores e co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos acessá-lo por meio de am­bi­ente vir­tual de apren­di­zagem, através do site.

De acordo com o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, “o curso é uma das medidas adotadas pelo governo do Estado para fortalecer o eixo pedagógico das escolas, valorizar a carreira do magistério estadual e tornar evi­dente a na­tu­reza trans­for­ma­dora das tec­no­lo­gias edu­ca­ci­o­nais na prá­tica pe­da­gó­gica da rede pú­blica es­ta­dual de en­sino, seja na ver­tente ope­ra­ci­onal ou na hu­ma­ni­za­dora, dentro do pro­cesso de en­sino e apren­di­zagem nas di­versas áreas do co­nhe­ci­mento”.

Os educadores já estão recebendo, no e-mail informando no ato da inscrição, o login e a senha para o acesso ao curso. Os que já eram cadastrados neste ambiente virtual de aprendizagem utilizarão o login e senha que já possuíam. Se esqueceu, o educador pode utilizar a opção de recuperar a senha informando o email cadastrado ou então deve entrar em contato com o Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UFBA), pelo email

Com uma carga ho­rária in­te­gral de 120 horas, o curso será dividido em dois mó­dulos de 60 horas cada. O pri­meiro terá três etapas: Tec­no­lo­gias Di­gi­tais da In­for­mação e Co­mu­ni­cação (TDIC) para a co­mu­ni­cação e co­leta de dados (25 h); TDIC para Co­mu­ni­cação, Pro­dução e Co­la­bo­ração (25 h); e Ava­li­ação do Mó­dulo (10 h). O se­gundo mó­dulo também terá três etapas: TDIC para Or­ga­ni­zação e Cri­ação (25 h); Am­bi­entes Vir­tuais de Apren­di­zagem (25 h); e Ava­li­ação do Mó­dulo (10 h). Para a con­clusão de cada módulo do curso serão exi­gidos o apro­vei­ta­mento com média 6,0 e a frequência mí­nima de 75% da carga ho­rária correspondente a cada módulo.

Valorização da carreira 
A ação es­tra­té­gica do Es­tado visa for­ta­lecer o eixo pe­da­gó­gico das es­colas, va­lo­ri­zando a car­reira dos edu­ca­dores. Isto porque os par­ti­ci­pantes con­cluintes do curso terão um ganho médio de 14% em seus ven­ci­mentos até junho de 2019. Quem se ins­creveu na pri­meira etapa, por exemplo, já re­cebeu a antecipação de 6% sobre o ven­ci­mento bá­sico dos edu­ca­dores em de­zembro de 2017, retroativo a novembro/2017, re­fe­rente à pri­meira pro­moção. É requisito para participação no segundo módulo a conclusão com aproveitamento e frequência mínima de 75% da carga horária correspondente ao primeiro módulo. As pro­mo­ções estão con­di­ci­o­nadas à ins­crição, à frequência e aprovação dos pro­fes­sores e co­or­de­na­dores na ca­pa­ci­tação, em cada um dos mó­dulos.

Foto: Ilustração/ Divulgação

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário