PROJETO SOCIAL AJUDA BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA COMPRAR ÓCULOS DE GRAU POR 60, REAIS

Sábado, 22 de julho de 2017
Adquirir óculos de grau mais barato é um novo benefício para as pessoas que recebem Bolsa Família. A ação está sendo desenvolvida pelo grupo Essilor, em parceria com as principais óticas do Brasil.

Há, no mundo, 2,5 bilhões de pessoas que sofrem com algum problema de visão e necessitam de uma correção. Só no Brasil, há 30 milhões de indivíduos com alguma deficiência visual e que não podem comprar óculos de grau. A maior parte desses brasileiros, inclusive, faz parte do programa Bolsa Família.

Como funciona o programa de óculos de grau mais barato?
Após se surpreender com o grande número de pessoas que precisam de correção visual no Brasil, o Grupo Essilor resolveu lançar uma iniciativa chamada Ótica Cidadã. O programa, voltado para a população de baixa renda, pretende comercializar óculos por apenas R$60,00 cada.

O programa Ótica Cidadã tem, como principal objetivo, promover a saúde visual entre as pessoas que vivem a mercê da pobreza no país. Até o final de 2017, o grupo Essilor espera melhorar a visão de 13 mil pessoas, através de óculos de grau mais barato. A princípio, a ação terá como prioridade as regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Posteriormente, seguirá para o Norte e o Centro-Oeste.

Óticas de todo o país estão engajadas no programa, especialmente aquelas que integram as redes Chilli Beans, Óticas Diniz e Óticas Carol. As lojas vão disponibilizar para a população carente modelos de óculos de grau simples, que visam corrigir problemas como astigmatismo, hipermetropia e miopia.

No início, cada ótica participante da ação será responsável por disponibilizar 10 pares de óculos de grau por mês para os beneficiários do Bolsa Família. Essa quantidade foi definida pelo Grupo Essilor pensando na sustentabilidade do programa a longo prazo.

O preço popular de R$60,00 por óculos de grau só foi possível graças aos esforços dos laboratórios Essilor e das redes de óticas. A parceria será responsável por subsidiar armações, lentes e também o atendimento às pessoas de baixa renda.

A Ótica Cidadã ainda está dando os seus primeiros passos, portanto, é considerada um programa piloto. Assim que essa ação se consolidar no país, o Grupo Essilor espera conseguir novos parceiros para aumentar o número de atendimentos.

Como adquirir óculos pelo programa Ótica Cidadã?
Para adquirir óculos de grau mais barato, é necessário acessar o site. Encontre a ótica credenciada mais próxima e vá até ela pessoalmente. Apresentar ao vendedor a prescrição, feita por um médico oftalmologista. Também é necessário mostrar o cartão do Bolsa Família, que comprova o cadastro no programa social do Governo Federal.

Caso o solicitante não seja o titular do benefício, ele terá que apresentar algum documento capaz de comprovar o grau de parentesco.

Só serão aceitas pelo programa Ótica Cidadã as receitas médicas com validade de até seis meses. Após esse prazo, o beneficiário do Bolsa Família terá que fazer um novo exame de vista.

E aí? Qual a sua opinião sobre o programa Ótica Cidadã? Deixe um comentário.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Um comentário: