UNEB EM JUAZEIRO SERÁ SEDE DO 2° ENCONTRO DE ESTUDANTES INDÍGENAS

Terça-feira, 23 de maio de 2017
O Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III em Juazeiro, da Universidade do Estado da Bahia, sediará nos próximos dias 26, 27 e 28 de maio, o 2º Encontro dos Estudantes Indígenas da Uneb. Com o tema “A presença indígena na Universidade: acesso e permanência ainda é um desafio”, o evento busca discutir as dificuldades enfrentadas pelos estudantes indígenas juntamente com o Núcleo indígena da Uneb (NIU), formado por estudantes. 

Além da temática central outras discussões serão promovidas por convidados como, lideranças indígenas, representantes da Fundação Nacional do Índio, Funai, além de estudantes indígenas de Salvador, Paulo Afonso e Jacobina. Também participarão do evento os diretores dos departamentos do campus III da UNEB e o Reitor José Bites de Carvalho.

Na programação estão previstas rodas de conversas, com o coordenador do Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia, Kãhu Pataxó; a Coordenadora de Educação Escolar Indígena de Minas Gerais Célia Xacriabá e o Coordenador de Educação Indígena da Bahia , Rafael Truká. 

Os debates ao longo dos três dias de evento tratarão da realidade atual dos povos indígenas: conflitos, perseguições, ameaças e violação de direitos; direito à comunicação; importância das mulheres no movimento indígena; educação escolar e superior indígena no Brasil. A programação também inclui grupos de discussão e trabalho, mini-cursos de pintura e rituais como Toré.

O evento tem parceria com o Diretório Central dos Estudantes da UNEB (DCE), Centro de Pesquisa em Etnicidades, Opará e Funai.

ASCOM/ DCH III

Leia também 

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário