AÇUDES ARMAZENAM ÁGUA APÓS CHUVA EM SALGUEIRO, PE

Quarta-feira, 19 de abril de 2017
Açude em Salgueiro (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)

Na zona rural de Salgueiro, os agricultores estão mais animados com a chuva dos últimos dias do Sertão Central. Em algumas localidades já tem açudes com muita água armazenada, o que é um alívio pra quem mora na área de sequeiro. O maior açude do município, no Povoado de Algodões, que há um ano estava completamente vazio, agora apresenta um outro cenário.

De acordo com o diretor de Recursos Hídricos de Salgueiro, Reginaldo Bezerra, o açude está com cerca de 70% da sua capacidade. “Nós viemos de uma seca de mais de seis anos e agora temos 70% do volume de água, que vai dá por mais dois anos se for usada de forma consciente”, disse.
Na zona rural de Salgueiro, os agricultores estão animados com a chuva

A Caatinga já está verde. Tem pasto para os animais e os açudes estão cheios. Um cenário que o agricultor Sebastião Oliveira não via há muitos anos. A chuva na região levou muita alegria ao sertanejo. “Estou muito feliz de ter acumulado esta água para dar aos animais, lavar roupa. Eu estou muito feliz e agradeço a Deus”

No povoado Retiro este ano o volume de chuva foi o maior dos últimos seis anos. O percentual de chuva acumulada já é de 86% para o esperado até o momento. A agricultora Raimunda Silva, que mora há muitos anos na localidade, sofria com o longo período de estiagem. “A gente pode se organizar um pouco. Pelo menos para tomar banho, lavar roupa e dar para os animais a gente tem. Está servindo muito”, disse a agricultora.

O período sem água estava tão intenso que tinha agricultor pensando em ir embora do lugar onde sempre morou. Esse foi o caso de Sotero Pereira, que agora tem outros planos. “Não tinha condições de a gente ficar aqui com o açude seco. Agora estou satisfeito, graças a Deus”.

Do G1

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário