POR DENUNCIAR PRISÃO DE LULA, MORO MANDA POLÍCIA FEDERAL SEQUESTRA EDUARDO GUIMARÃES

Terça-feira, 21 de março de 2017
O blogueiro e presidente do Movimento dos Sem Mídia Eduardo Guimarães foi levado coercitivamente pela Polícia Federal na manhã dessa terça-feira, dia 21 de março. Guimarães é conhecido pelo seu “Blog da cidadania” e por denunciar e alertar os movimentos sobre a prisão de Lula.

A golpista Globo News já até respondeu diretamente o blogueiro nessa questão. No início de fevereiro desse ano o Blog da Cidadania publicou uma matéria alertando que a Globo cria força-tarefa para atacar Lula e Dilma semana que vem , contendo denúncia de que o ministro do STF Edson Fachin iria levantar o sigilo sobre delações feitas por funcionários da Odebrecht e a Globo News iria destacar só delações contra Lula e Dilma Rousseff.

A repercussão da matéria foi grande devido à verossimilhança da denúncia. Não por conta da editora supracitada, mas por conta do comportamento de grandes meios de comunicação em relação ao PT e, em particular, aos ex-presidentes Lula e Dilma.

A partir dessas denúncias, o blogueiro foi insistentemente perseguido pelos golpistas, que buscam censurar apenas a imprensa que não fazem o jogo sujo como a grande imprensa burguesa brasileira. As informações ainda não estão claras, e os advogados de Guimarães já se dirigem ao local. A condução parece ser parte da investigação para apurar possíveis vazamentos sobre outra condução coercitiva, a de Lula, em março do ano passado.

O golpe de Estado avança, e esse caso se trata de um severo e aberto ataque da Operação Lava Jato à liberdade de imprensa e expressão. O Diário Causa Operária acompanhará o caso e voltará com mais notícias ao decorrer do dia.

TIREM AS MÃOS DA IMPRENSA INDEPENDENTE!

#CensuraNão
O caso é gravíssimo. O blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, foi retirado da casa dele, que fica no Paraíso, na zona Sul de São Paulo, às 6h.A PF chegou ao apartamento às cinco da madrugada. Não permitiu que o porteiro interfonasse e esmurrou a porta da casa.

O agentes reviraram todo o apartamento e aprenderam os celulares da família e o computador pessoal do Eduardo. Ele foi conduzido no carro da PF para a superintendência da Lapa.

Não o deixaram ligar para advogado, o que caracteriza obstrução do direito de defesa.

Seus advogados ainda não conseguiram contato com ele.

Eduardo Guimarães teria sido preso por ter denunciado que a PF estava avisando/vazando para jornalistas da mídia golpista a iminente condução coercitiva do Lula.

Aguardamos mais informações dos advogados de Eduardo Guimarães e estamos tentando contato com a Polícia Federal.

Em breve, atualizações.

Texto de Miguel do Rosário, do Cafezinho

É pior do que se pensava: Edu está sendo mantido incomunicável

As últimas informações que chegam sobre o blogueiro Eduardo Guimarães mostram uma situação ainda mais grave do que se pensava.

Os relatos são de advogados e pessoas próximas ao blogueiro.

A PF chegou às cinco da manhã em seu prédio, não permitiram que o porteiro interfonasse, esmurraram sua porta, entraram no apartamento e reviraram tudo.

Apreenderam seu celular e aparelhos eletrônicos.

E foi levado, mediante condução coercitiva, por homens fortemente armados.

Não foi permitido que ele fizesse contato com seus advogados, o que é obstrução de justiça.

No momento, Eduardo está sendo mantido incomunicável nas dependências da Polícia Federal, na Lapa, São Paulo.

Eduardo Guimarães tem uma filha pequena com gravíssimos problemas de saúde, que precisa de atenção constante da família.

A razão de toda essa violência?

Querem saber quem vazou informações para Eduardo Guimarães, sobre a condução coercitiva de Lula.

A imprensa vaza informações, delações, dados, todos os dias, há dois anos, desde o início da Operação Lava Jato, mas quando aparece o primeiro vazamento que mostra o jogo armado entre Polícia Federal, MP e mídia, os meganhas correm para censurar, intimidar e, agora, violentar a liberdade de um cidadão brasileiro, jornalista e blogueiro.

Na verdade, Eduardo Guimarães foi preso (condução coercitiva é sequestro judicial e prisão) por crime de opinião.

Os próprios advogados de Eduardo Guimarães estão assustados. Dizem que Eduardo Guimarães pode estar sendo vítima, neste momento, de tortura psicológica.

Coisa de ditadura mesmo.

E a mídia, quietinha e cúmplice desse autoritarismo, como sempre.

PIMENTA: MORO VIOLOU CONSTITUIÇÃO AO SEQUESTRAR JORNALISTA
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) criticou nesta terça-feira 21 a condução coercitiva autorizada pelo juiz Sergio Moro contra o blogueiro Eduardo Guimarães. Para ele, trata-se de um atentado à Constituição Federal.

"Ação de Moro que determinou a prisão do blogueiro Eduardo Guimarães é clara violação da Constituição Federal e afronta o Estado Democrático de Direito", protestou o parlamentar nas redes sociais.

Durante uma audiência em Brasília, por meio de videoconferência, Moro confirmou ao deputado Paulo Teixeira (PT-SP) ter autorizado a condução coercitiva (assista ao vídeo de Teixeira acima).

O motivo é a investigação da fonte que vazou para Guimarães a condução coercitiva do ex-presidente Lula, em março do ano passado. Moro argumentou a Teixeira que Guimarães não é jornalista. "Dr. Moro, o Brasil não exige formação específica para o jornalismo. Isso é censura", criticou Teixeira.

Para Pimenta, "a alegação do Moro que ele não é jornalista é uma estupidez. A CF diz respeito à atividade, não à pessoa. É uma afronta".

EDUARDO GUIMARÃES: NÃO EXISTE RAZÃO LÓGICA PARA ESSA CONDUÇÃO COERCITIVA
O blogueiro Eduardo Guimarães foi liberado nesta manhã após ter sido alvo de um mandado de condução coercitiva - quando a pessoa é levada forçadamente a depor - pela Polícia Federal. A PF chegou às 6h em sua casa, no bairro do Paraíso. Guimarães negou a informação de que os policiais o impediram de ligar para seus advogados. "Não houve isso", esclareceu.

Dono do Blog da Cidadania, Guimarães contestou em declaração ao Jornalistas Livres as razões do mandado de condução coercitiva contra ele e principalmente a apreensão de seu material de trabalho: um computador, seu celular e o celular de sua esposa.

"Meus advogados não entendem a razão da condução coercitiva porque eu não me recusei a vir aqui depor. Não existe uma razão lógica para me trazer obrigado até aqui", argumentou. "Eu sou agora um blogueiro sem equipamento nenhum", declarou. "Eu acredito que a apreensão do meu equipamento de trabalho viola sim a atividade jornalística. Porque eles vão vasculhar", alertou.

Ele disse que a PF já sabia quem era a fonte que lhe vazou a condução coercitiva contra o ex-presidente Lula em março do ano passado - motivo para o mandado de hoje - e queria saber se ele tinha alguma relação com essa pessoa. "Eu declarei que não conheço essa pessoa, e que divulguei porque é meu trabalho jornalístico. O meu trabalho é divulgar", contou.

Guimarães contestou ainda o argumento do juiz Sergio Moro, que autorizou a ação da PF contra Guimarães, de que ele não tem formação jornalística. "Inclusive fiquei sabendo que o juiz Sergio Moro falou que eu não sou jornalista. Mas há 12 anos eu tenho um site jornalístico", respondeu.

"A decisão de confiscar meu equipamento cita que eu não seria jornalista, então eu não seria beneficiado pelo direito ao sigilo de fonte. Isso é um equívoco, um desconhecimento da ordem legal do País", argumentou, em referência à legislação brasileira que não exige formação específica para a atividade jornalística no País.

Guimarães informou ainda que é vítima de outra ação, de autoria da Associação de Juízes do Paraná, em que ele é acusado de ameaçar Moro pelas redes sociais. Ele nega ter feito isso, esclarecendo que suas mensagens no Twitter foram direcionadas ao seu leitor. "Isso é uma arbitrariedade, uma vergonha", afirmou sobre a ação da entidade.

Leia também


Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário