PREFEITOS DO TERRITÓRIO DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO DISCUTEM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO PARA FORTALECER A AGRICULTURA FAMILIAR

Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
Discutir e deliberar ações para fortalecer a agricultura familiar nos municípios do Território do Sertão do São Francisco, esse foi o objetivo da Reunião Técnica de Organização Funcionamento e Planejamento do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF) realizado, na manhã desta terça-feira (21), pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR).

O encontro buscou promover um alinhamento institucional na operacionalização de políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos, apresentando um resumo de um Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável. Dentre as propostas apresentadas estão a preparação das terras dos agricultores para plantio, a patrulha mecanizada, assistência técnica e extensão rural, regularização fundiária, distribuição de mudas, construção de Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Bahia Produtiva, segurança alimentar e outras. 

O evento reuniu representantes da SDR, o presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo; o Prefeito de Uauá, Lindomar Dantas; o Prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira; o Prefeito de Casa Nova, Wilker Torres; de Juazeiro, Paulo Bonfim e secretários de agricultura dos 10 municípios do Território. Além desses gestores, a reunião contou com as participações do Colegiado Territorial, membros de órgãos ligados à agricultura e meio ambiente, instituições prestadoras de ATER, movimentos e entidades representativas da Agricultura Familiar.

De acordo com coordenador do CEPEX/SDR, José Augusto de Castro Tozato, que representou o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, o Governo do Estado pretende trabalhar em parceria com os municípios. “Queremos dar condições para as famílias continuarem produzindo no campo com dignidade e qualidade de vida fazendo da agricultura familiar o vetor da economia municipal, essas condições serão ofertadas através de uma união da gestão estadual com a municipal, por isso queremos andar de mãos dadas com as prefeituras. Queremos estabelecer ações que deixem claro o papel do Governo Federal, do Governo do Estado e das prefeituras. Hoje trouxemos uma cesta de propostas para os gestores para realizarmos tais ações em parceria”, informou.

Para o presidente do Constesf, as ações apresentadas devem ser efetivadas nos municípios para que o homem do campo possa produzir mais e melhor. “A criação do SETAF foi muito importante para aproximar a sociedade das políticas públicas e da discussão de projetos. Agora temos a oportunidade estreitar ainda mais a relação do município com o governo do estado e o pequeno produtor rural, através da criação dos SEMAFs e da implantação dessas ações. Espero que a partir desse encontro, as parcerias sejam efetivadas e que a gente possa avançar e melhorar a vida das famílias das comunidades rurais”, declarou Genário Rabelo.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário