CHUVA VOLTA A CAIR EM PETROLINA, PE

Terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
A chuva que houve na madrugada desta terça-feira (21) e voltou a cair no início da tarde afetou a estrutura de alguns bairros de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Além das ruas, postos de saúde, creches, escolas ficaram alagados. De acordo com a Prefeitura de Petrolina, ações de limpeza em vias públicas e nos canais estão sendo feitas para diminuir os efeitos da chuva.

Na Zona Norte, o bairro Cacheado foi uma das áreas atingidas pela chuva. A água transbordou pelo canal e saiu destruindo tudo pela frente. A comerciante Edna Gomes que tem uma barraca de frutas, próximo ao local, ficou ilhada. “Teve tanta água que só não entrou lá para dentro, porque Deus é grande, mas haja chuva”.

Uma máquina da prefeitura iniciou a limpeza do canal no início da tarde desta terça-feira (21), um alívio para a cozinheira Maria Luzinete. Ela disse que por pouco a casa dela não foi invadida pela água. “Se o canal encher demais, vai que a água vem para cá”.

Na Zona Leste, no bairro Dom Avelar, a situação também é crítica. Na Avenida dos Minérios é possível encontrar uma quantidade de água empossada. Um cenário tem causado um grande prejuízo aos moradores da região.

O comerciante Cícero Barreto diz que é só chover que o problema se repete. “O consumidor vem atrás da nossa loja e não tem nem como parar o veículo. Principalmente as pessoas que vem até o posto médico”.

A situação também é complicada para Jéssica maria. A comerciante tem uma loja de confecções bem em frente a uma possa d'água. “Até pelas calçadas estão colocando as bicicletas e as motos, estão tendo que parar aqui”.

De acordo com Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), desde a segunda-feira (20) já choveu 43 milímetros em Petrolina, o dobro da média histórica do mês de fevereiro.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina, Eduardo Carvalho, afirmou que as ações estão sendo feitas para resolver os problemas causados pela chuva. “Estamos fazendo limpeza em vias públicas e nos canais, que já começamos independente da chuva, isso já vai minimizar um pouco os efeitos da chuva. Logicamente, que as questões de drenagem são questões de longo prazo e que vão requerer maior volume de recursos públicos para agendamento. A defesa civil já foi acionada e está de prontidão, a guarda do município, o Exército Brasileiro se for o caso”.

A Defesa Civil pode ser acionada através do telefone (87) 9 8832 7518.

Do G1

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário