FORTE SANTO ANTÔNIO SEDIA 6º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CAPOEIRAGEM

Quinta-feira, 19 de dezembro de 2017
Expressão cultural que combina elementos de música, luta, dança e filosofia prática, a capoeira é um patrimônio brasileiro que ganhou o mundo. Salvador celebra a importância dessa herança ao receber a 6ª edição do Festival Internacional de Capoeiragem, promovido pelo Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem (CTE), com o apoio do Governo do Estado, por meio Secretaria de Cultura (Secult) e da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa).. A cerimônia de abertura, na noite de quarta-feira (18), reuniu educadores, estudantes, pesquisadores e capoeiristas de todos os continentes no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Antigo da capital.

A programação segue até este sábado (21), com oficinas, cursos, tour pelo Centro Histórico e troca de experiências com mestres de todo o Brasil. "Nós queremos propor esse intercâmbio entre mestres e alunos, o que possibilita um enriquecimento muito grande de todos. Por ser uma cultura oral, aqui buscamos preservar a história de nosso povo", afirmou o coordenador do evento, Ricardo Carvalho, o Mestre Balão.

O diretor superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, acredita que o evento é uma oportunidade de difundir a cultura da Bahia. "A capoeira é um dos instrumentos de divulgação de nosso destino turístico como um todo. É um patrimônio imaterial que nós temos. Aqui, estão agregados baianos e turistas de vários lugares que querem aprender e conhecer os encantos de nosso estado", enfatizou.

Para a capoeirista australiana, Katherine Phelan, o festival garante que estrangeiros conheçam outros aspectos culturais baianos, além do Carnaval. "São ensinamentos que mudaram a minha vida. A partir deles, eu pude conhecer mais sobre a história de resistência do povo africano no Brasil, o que me fez me encantar ainda mais. É muito interessante ver tantas informações reunidas aqui nesse espaço e poder interagir a aprender mais com essas pessoas".

O evento tem espaço para públicos de todas as idades, a exemplo de um destinado às crianças e adolescentes. No ambiente montado, eles aprendem sobre a história e dão os primeiros passos na arte. Aos interessados em participar, as inscrições para as Oficinas de Capoeira, vivências e tour continuam abertas no site do evento, até esta sexta-feira (20). Parte dos recursos arrecadados com as inscrições será revertida para as ações sociais do Instituto CTE Capoeiragem.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário