CHUVA COM VENTO FORTE CAUSA ESTRAGOS EM XIQUE-XIQUE-BA

Quarta-feira, 07 de dezembro de 2016
Uma chuva de granizo acompanhada de vento forte causou estragos na cidade de Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco, na tarde de terça-feira (6), de acordo com o prefeito da cidade, Alfredo Ricardo Bessa Magalhães. Muros, telhados, postes e árvores foram derrubados, mas ninguém ficou ferido ou desabrigado.

“Foi uma chuva de granizo, com ventos fortes, que foi rápida, durou minutos. Atingiu alguns bairros da cidade e outros não”, relata o prefeito. Conforme o prefeito, parte do teto do imóvel onde funciona a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade caiu. Os muros da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa) da Polícia Militar e de um estádio também desabaram.

Telhados de casas de moradores foram danificados. Vários postes de iluminação pública e de energia foram derrubados. "Em uma rua, seis postes caíram e a rua foi interditada", diz o gestor. A prefeitura fará a limpeza de ruas com árvores caídas e a reconstrução de muros e telhados caídos.

Moradores relatam espécie de 'tornado' na Bahia
Os moradores da cidade de Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco, na Bahia, se assustaram com um fenômeno climático que é semelhante a um tornado, de acordo com meteorologistas, na tarde de terça-feira (6). A cidade registrou ventos fortes e chuva de granizo, que causaram estragos como derrubada de telhados, muros, árvores e postes.

Os moradores se desesperam com a passagem do redemoinho de poeira, que teria derrubado uma canoa e passado por uma casa. Apesar dos estragos, o prefeito da cidade, Alfredo Ricardo Bessa Magalhães, disse que não houve registro de feridos e desabrigados.

O meteorologista do Climatempo César Soares explica que o fenômeno que assustou os moradores é o “landspout”, que não tem tradução no português, uma espécie de tornado no céu, causado por uma variação de pressão.

“Digo espécie porque os tornados se formam com a presença de nuvens grandes do tipo 'cumulonimbus' que não é observada no seu vídeo. Já o landspoud se forma na presença de nuvens do tipo torre de 'cumululs', muito parecidas com as que temos no vídeo. Dessa forma temos uma grande variação de pressão no local que acaba provocando os ventos fortes e giro na coluna de ar”, avalia.

Estragos
De acordo com o prefeito da cidade, Alfredo Ricardo Bessa Magalhães, parte do teto do imóvel onde funciona a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade caiu.

Os muros da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa) da Polícia Militar e de um estádio também desabaram.

Telhados de casas de moradores foram danificados. Vários postes de iluminação pública e de energia foram derrubados.

"Em uma rua, seis postes caíram e a rua foi interditada", diz o gestor. A prefeitura fará a limpeza de ruas com árvores caídas e a reconstrução de muros e telhados caídos.

Leia também 

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário