PROFISSIONAL DA UPAE/IMIP DE PETROLINA FALA SOBRE EXPERIÊNCIA PESSOAL DURANTE ATIVIDADE DO OUTUBRO ROSA

Domingo, 23 de outubro de 2016
Esta semana, a assistente social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Ana Carla Coelho, surpreendeu a todos com um depoimento pessoal sobre o câncer de mama durante uma das atividades do Outubro Rosa que a Unidade está promovendo. A profissional, que suspeitou de um caroço durante o autoexame, teve a suposição confirmada pelo mastologista. Ela retirou um quadrante do seio, fez todo o tratamento, incluindo a quimioterapia, e este mês está voltando às atividades laborais.

"Acho importante falar sobre o assunto de forma aberta e consciente. Sou a prova de que, se descoberto precocemente, o câncer pode ser vencido. A gente não pode ter medo. Toda mulher deve fazer o autoexame mensalmente após o período menstrual, e se notar algo diferente deve procurar o médico da sua confiança. O momento do diagnóstico e o tratamento são bem difíceis, mas necessários para a cura. A fé deve ser sempre uma aliada da ciência e da medicina. Orei muito pelo reestabelecimento da minha saúde e tenho sido atendida", revelou.

A luta de Ana Carla contra o câncer continua. Durante cinco anos ela tomará medicamentos e os exames, que inicialmente precisavam ser feitos de 3 em 3 meses, já passaram a ser semestrais. "A vigilância permanece. Mas, já venci várias etapas. Agora é seguir em frente, com muita fé e compromisso com o tratamento", acrescentou. A assistente social acredita que, dessa forma, consegue incentivar outras mulheres a se cuidarem. "Através do meu exemplo e depoimento elas podem se encorajar, procurar informação e ajuda", destaca.

A troca com os pacientes aconteceu durante uma palestra voltada ao público do ambulatório da UPAE. Além desses momentos motivacionais, estão sendo exibidos vídeos educativos e distribuídos folders com informações sobre o câncer de mama. "A UPAE todo ano se engaja nessa campanha. Nossos funcionários e colaboradores estão usando o laço rosa, os painéis externos estão iluminados também com a cor rosa e todos nós trabalhadores da saúde somos multiplicadores. Apesar de não termos ginecologista ou mastologista na Unidade, temos o dever de orientar a população", justifica a coordenadora do serviço social, Nazaré Cunha. Ela acredita que o depoimento de Ana Carla foi muito significativo: "Com certeza sensibiliza, pois as pessoas percebem a coragem e determinação de alguém que está passando pelo problema".

Da Ascom/UPAE-PE
Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário