GOVERNO DO ESTADO, TJBA E MPE SE UNEM PARA ACELERAR DECISÕES JUDICIAIS

Domingo, 23 de outubro de 2016
A fim de acelerar a tramitação de processos que envolvem o ICMS cobrado judicialmente e a recuperação de ativos, o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça da Bahia e o Ministério Público Estadual se uniram com iniciativa que incluem um programa de conciliação, estratégias para dar mais celeridades às decisões judiciais na área tributária e ainda medidas para apertar o cerco aos sonegadores. 

Um dos focos da ação do TJBA é a conciliação em ações de execução fiscal, que tem prazo de adesão até o final de novembro e pode se estender até dezembro. Já os processos que não forem conciliados serão agilizados no julgamento. Além disso, um projeto de lei a ser encaminhado pelo governador Rui Costa (PT) à Assembleia Legislativa vai propor reduções na multa por infração e nos acréscimos moratórios para os contribuintes com processos em fase de cobrança judicial. 

Outra vertente é ampliar a atuação do Ministério Público da Bahia nas ações de combate à sonegação. Responsável pela recuperação de cerca de R$ 161 milhões em créditos tributários desde 2014, o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) está promovendo a interiorização de suas ações, com a inauguração de uma unidade operacional em Vitória da Conquista, nesta segunda-feira (24). Unidade semelhante deverá ser instalada em Feira de Santana, de forma a permitir a atuação do Cira em todas as regiões da Bahia.

Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário