EM NOTA, ANAMATRA CRITICA NOVAS AGRESSÕES DO MINISTRO GILMAR MENDES AO TST

Domingo, 23 de outubro de 2016
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) divulgou, na tarde desta sexta-feira (21/10), nota pública na qual critica as agressões deferidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes aos integrantes do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Em palestra, o ministro Gilmar Mendes, entre outros pontos, afirmou que o TST desfavorece empresas em suas decisões e que sua composição advém de modelo sindical.

Para a Anamatra, as declarações do Ministro revelam elevado grau de desconhecimento sobre a Justiça do Trabalho, sua jurisprudência dominante, a estrutura do TST, bem como não primam pela observância da cortesia e uso da linguagem respeitosa para com os membros da Magistratura.

Confira abaixo a íntegra da nota:

NOTA PÚBLICA
A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MAGISTRADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO (ANAMATRA), entidade que congrega mais de 4.000 juízes do Trabalho em todo o território nacional, tendo em visto as novas agressões proferidas pelo Excelentíssimo Senhor Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes contra integrantes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), vem a público assinalar:

1 - O ministro Gilmar Mendes, conforme publicado pela imprensa no início da tarde desta sexta-feira, ao participar de evento promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Estruturas de Base (ABIDIB), afirmou que o TST desfavorece as empresas em suas decisões. Disse ainda que “esse tribunal é formado por pessoas que poderiam integrar até um tribunal na antiga União Soviética; salvo que lá não tinha tribunal”. E mais adiante cogita um aparelhamento da Justiça do Trabalho e do próprio TST por segmentos de um modelo sindical forte e autônomo.

2 - Lastima a Anamatra, primeiramente, que Sua Excelência revele tão elevado grau de desconhecimento sobre a realidade da Justiça do Trabalho, sobre a jurisprudência dominante no TST e sobre a honorabilidade dos ministros que integram aquela Corte.

3 - Desconhece Sua Excelência também, ao que parece, a estrutura de composição do TST, que nem de longe passa por qualquer formato de influência sindical, algo só existente no tempo da representação classista, sepultada com Emenda Constitucional nº 24 , de 9 de dezembro de 1999.

4 - Do mesmo modo, lamenta que o eminente Ministro não prime pela observância da cortesia e do uso de linguagem respeitosa para com os membros da Magistratura, inclusive de um Tribunal Superior, fazendo uso de expressões e alusões jocosas em palestras e em outras manifestações mais recentes.

5 - Espera a Anamatra, finalmente, que um tempo de divisão entre juízes “contra empresas” e porta-vozes do poder econômico não se instaure no Brasil. A nação não precisa de maniqueísmos dessa ordem. Os Juízes do Trabalho, Desembargadores e Ministros do Tribunal Superior do Trabalho merecem respeito.

Brasília, 21 de outubro de 2016

Germano Silveira de Siqueira
Presidente da Anamatra

Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário