MEMBROS DA CCR BAIXO FAZEM AVALIAÇÃO DOS PROJETOS NA REGIÃO

Quinta-feira, 08 de setembro de 2016
Os membros da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco se reuniram em Penedo (AL), nesta quinta-feira (9.09), para uma avaliação dos projetos executados pela atual gestão nos estados de Alagoas e Sergipe. Houve também um debate sobre com relação a qualidade da água na região. A reunião da CCR foi realizada no Centro de Extensão e Cultura Universitária (CEU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Centro de Penedo.

O presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, repassou as mais recentes informações sobre as reuniões realizadas com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o setor elétrico, que já solicitou a redução da vazão do São Francisco do patamar atual, de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), para 700 m³/s. “Isso nos preocupa porque a presença das cyanobactérias tem se mantido e os laudos mais recentes apontam para um aumento na mancha identificada no ano passado”, alertou Miranda.

O presidente parabenizou a iniciativa da Superintendência de Sergipe do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cujos técnicos emitiram boletim de monitoramento da mancha. O secretário do CBHSF, Maciel Oliveira, acrescentou que o setor elétrico tem se baseado num estudo feito no mês de abril para solicitar a redução da vazão. “Necessitamos de pesquisas as mais atuais possíveis para que possamos contra-argumentar as solicitações do setor elétrico”, defendeu Oliveira.

O coordenador da CCR, Melchior Carlos do Nascimento, aproveitou a presença dos novos membros da Câmara, que serão empossados na XXX Plenária do Comitê, na próxima semana, em Belo Horizonte (MG), para fazer uma apresentação sobre o que é e como funciona a CCR, bem como uma espécie de prestação de contas da gestão. Melchior apresentou a relação de municípios alagoanos e sergipanos já contemplados com o financiamento de Planos Municipais de Saneamento Básico, além daqueles que serão atendidos a partir do próximo ano.

Membro do Comitê e representante da Prefeitura de Pão de Açúcar (AL), Antonio Jackson Borges defendeu que o CBHSF busque o apoio de órgãos, como o Ministério Público, a fim de comprometer os prefeitos com a implantação dos planos de saneamento. Diante da proposta, o representante da seccional Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Honey Gama Oliveira, sugeriu a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Integrante da CCR, Rosa Cecília Lima considerou a atual gestão como uma das mais atuantes do Comitê. Destacou o apoio do colegiado aos projetos lançados pelas representações apresentadas por Sergipe. O secretário municipal de Meio Ambiente do município de Canindé (SE), Heráclito Oliveira de Azevedo, antecipou que deverá buscar mais apoio do CBHSF para os projetos do município.

Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Leia também 

RUI COSTA VISTORIA NESTA SEXTA-FEIRA (9) OBRAS DO CONTORNO VIÁRIO DE CANDEIAS E DA VIA METROPOLITANA CAMAÇARI-LAURO DE FREITAS

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário