ÚNICO NO BRASIL, APARELHO QUE TRATA CÂNCER DE MAMA CHEGA À BAHIA

Sábado, 27 de agosto de 2016
O Hospital São Rafael, localizado em Salvador, apresentou nesta semana, um aparelho que permite mulheres com câncer de mama em estágio inicial fazerem radioterapia no mesmo dia em que a cirurgia de retirada do tumor. Batizada de Intrabeam, a máquina de radioterapia intraoperatória do hospital baiano é a única em todo o Brasil.

De acordo com Ézio Novaes, coordenador de mastologia do hospital, a pesquisa sobre o aparelho, criado por uma empresa alemã e que custa R$ 1,5 milhões, durou 12 anos. O hospital em Salvador é parceiro da empresa alemã na pesquisa sobre a técnica de radioterapia intraoperatória realizada pelo equipamento e adquiriu o Intrabeam em condições especiais de pagamento. Os valores não são divulgados. A máquina realiza radioterapia em dose única, logo após a cirurgia na mama.

Quatro mulheres diagnosticadas com câncer de mama na Bahia já passaram pelo procedimento e, de acordo com o coordenador, o tratamento foi eficaz em todas elas. Segundo o médico assistente de radioterapia Arthur Rosa, apesar de já estar há dois meses em Salvador, o aparelho começou a realizar o procedimento há um mês. “Ela [a máquina] é bastante revolucionária. A aplicação única do Intrabeam é equivalente ao tratamento habitual de seis semanas. Além da segurança de fazer um tratamento eficiente, é algo prático”, explica.

De acordo com Ézio Novaes, o primeiro passo é a realização da cirurgia de retirada do tumor e da região em volta dele. Já a radioterapia, com a utilização do Intrabeam, é aplicada após a cirurgia, antes de fazer a sutura do paciente.

O médico explica que a cirurgia demora cerca de uma hora e 15 minutos e que, com a radioterapia, o procedimento dura 40 minutos a mais, o que para ele é um processo mais prático e não apresenta afeito colateral. “Se a gente não contasse para a paciente que ela fez a ‘radio’ ela nem ia saber que fez. Não deixa marca é um tratamento interno”, conta.

Segundo Novaes, o procedimento apresenta outros benefícios. “A radioterapia trata vários tipos de câncer. A primeira questão é que ele [equipamento] vai tirar essas pacientes com câncer inicial da fila de radioterapia. É mais barato que o convencional. Uma paciente que mora no interior do estado, por exemplo, tem que ficar 45 dias hospedada na cidade, agora ela pode vir e ficar aqui dois ou três dias depois da cirurgia”, diz.

Apesar dos benefícios, o Intrabeam é usado exclusivamente para casos iniciais, ou seja, ele não serve para casos avançados de câncer. Além disso, não é eficaz para pacientes que possuem um tumor com tamanho acima de três centímetros.

O equipamento também não será usado para pacientes com idade inferior a 50 anos, pois de acordo com o médico, “os estudos científicos ocorreram com base em pessoas com a faixa etária acima de 50 anos, mostrando técnica e eficácia”. Contudo, ele acredita que no futuro é provável que pacientes mais novas vão poder passar por essa nova técnica de tratamento.

Inicialmente esse tipo de tratamento é realizado apenas no Hospital São Rafael, porém há interesse da unidade em expandir o atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde.

De acordo com Ézio Novaes, já existe um protocolo na Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), para realizar o atendimento através de uma convênio entre o hospital e a secretaria, mas ainda não há definição sobre a parceria. 

G1-BA
Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário