DIA NACIONAL DO AGRICULTOR É LEMBRADO NA CODEVASF EM JUAZEIRO, BA

Sexta-feira, 29 de julho de 2016
Viúva, mãe de cinco filhos e avó de dez netos, dona Leormina Rodrigues Silva, de 62 anos, representa uma das classes de trabalhadores responsáveis pelo crescimento econômico do país – os agricultores – e reafirma seu papel como mulher na luta pelas novas relações de poder, mostrando a capacidade, força e luta de trabalhadores e trabalhadoras do campo. 

Neste dia 28 de julho é celebrado o dia de pessoas como Leormira, que faz da terra o seu cultivo. O Dia Nacional do Agricultor foi criado em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek.

Natural de Cabrobó, interior de Pernambuco, a agricultora chegou à região de Maniçoba, localizado no município de Juazeiro, no norte da Bahia, no final de outubro de 1982, aos 28 anos de idade. Filha de pais agricultores, o campo era sinônimo de produção. Casou-se e trabalhava lado a lado com o seu esposo. “Nunca fiquei em casa para o meu marido trabalhar, sempre estive junto com ele” diz, com orgulho.

Após o falecimento do seu esposo, dona Leormina teve de cuidar de toda a produção sozinha. “Eu não queria vender o meu lote e deixar isso para trás! No começo, foi muito difícil, era cabeça embaixo do sol e enxada na mão. Eu tinha que levar o sustento para os meus filhos”. pontua.

Com os projetos realizados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), a região prosperou, pois eles visam ao desenvolvimento socioeconômico para toda região e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para o produtor. “A Codevasf me ajudou muito, só tenho a agradecer. Os projetos de irrigação facilitaram a vida de muitos agricultores. Hoje me sinto realizada, tenho minhas plantações de manga e de côco e posso dar uma condição melhor para os meus filhos e netos. Sou feliz com o que sou e pelo que faço” explica dona Leormina.

Hoje as marcas da idade da agricultora são linhas que contam sua história, de sorriso largo, força e dedicação, filha deste solo que tanto admira. “Aqui é minha vida, eu amo esta terra, e posso dividir isso com quem mais amo: a minha família”. Ressalta.

Os frutos do trabalho dos agricultores garantem o desenvolvimento do Vale do São Francisco, gerando emprego e renda para a maioria da população ribeirinha.

Como reconhecimento da importância desses trabalhadores para a economia da região, o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Neto, encaminhou, aos distritos administrativos dos perímetros irrigados de Mandacaru, Maniçoba, Curaçá, Tourão, Pedra Branca, Rodelas, Glória e a Associação dos Usuários do Perímetro Irrigado do Salitre (ASUPIS), correspondência parabenizando a todos.

O gerente executivo do Distrito de Irrigação de Maniçoba, Valter Matias de Alencar, que, no seu dia a dia, tem contato com os produtores, afirma que “é importante que os produtores tenham fé em seu trabalho e condições de realizar essa atividade tão importante para eles e para todas as comunidades”.

HISTÓRIA 
No Brasil, uma das primeiras práticas estabelecidas após o início da colonização portuguesa – além do extrativismo vegetal do Pau-Brasil – foi a instalação das chamadas plantations, as monoculturas agrícolas.

Inicialmente, o principal produto foi a cana-de-açúcar, mas, com o tempo, outros ciclos agrícolas sucederam-se, com destaque para o café ao longo do século XIX e a soja no século XX. 

Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café, cana-de-açúcar e laranja, bem como, o segundo maior produtor de soja (atrás apenas dos Estados Unidos), conforme dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525
Ascom Codevasf Foto Divulgação

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário