COLÔNIA DE PESCADORES LEVANTA BANDEIRA DE PRESERVAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Sexta-feira, 03 de junho de 2016
No Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, a campanha #SouRibeirinho chama a atenção da sociedade para a degradação do Velho Chico, o rio da Integração Nacional. A campanha promovida pela Colônia de Pescadores da ilha do Fogo, clama pela conscientização dos ribeirinhos da nascente, em Minas Gerais até Alagoas.

A campanha foi lançada na internet na manhã desta sexta-feira (03), e na segunda-feira (05) está programada uma mobilização no ponto das barquinhas de Petrolina (PE), onde barqueiros e pescadores pedirão a preservação do rio. Lançada nas redes sociais, o objetivo é chamar atenção da comunidade são franciscana sobre a situação do Velho Chico, que há anos demonstra sinais de fraqueza e em 2015 foi destaque no cenário nacional devido ao fato da barragem de Sobradinho (BA) ter atingido 2% do seu volume útil, pontua Tadeu Reis, líder da Colônia de Pescadores. “O esgoto cai no rio sem o mínimo de cuidado e as pessoas ignoram essa situação, o Velho Chico está morrendo porque nós não estamos sabendo cuidar dele, é preciso que a sociedade comece a pressionar as autoridades políticas para reagir em favor do rio. O rio está assoreado, degradado e não pode mais ficar nessa situação. Precisamos cobrar da Compesa porque ela tira água limpa do rio e em contrapartida despeja dejetos”.

Dentre todos os danos causados ao rio, a falta de saneamento é a mais preocupante e o reflexo disso é a expansão rápida das algas, as baronesas, na calha do rio, à margem do lado pernambucano. “O fato de o lado pernambucano ser mais raso, as plantas ajudam a acabar com a força das águas, vai aterrando, a gente não pode esquecer que esse rio é a fonte de vida de nós ribeirinhos, se o rio morrer a gente morre também”, disse Tadeu.

Atualmente, o rio sofre com a redução do volume d’água.

Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário