NORDESTE TERÁ VOLUME TÃO GRANDE DE CHUVAS QUE VAI MODIFICAR ATÉ A GEOGRAFIA, DIZEM PESQUISADORES

Sábado, 14 de maio de 2016
A segunda parte do refrão já aconteceu em várias localidades do Nordeste, onde rios viraram poeira. A primeira e mais improvável, pode não ser tão improvável assim e se tornar realidade nas próximas décadas, de acordo com a previsão de estudiosos sobre prognósticos do clima a médio e longo prazo. Após sofrer por várias décadas com a seca, o Nordeste brasileiro pode ir para o outro extremo e sofrer com excesso de chuvas, que começariam em 30 anos, de acordo com as previsões.

De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), ao Correio Online, chuvas torrenciais trarão um volume de água tão grande, a ponto de modificar a geografia nordestina, eliminando espécies e fazendo surgir novas fauna e flora. O desastre ambiental será provocado pela ação do homem, que resulta em emissão de gases do efeito estufa em atlas concentrações e desequilibram o clima no planeta. O resultado disso é que as correntes marinhas irão reduzir em até 44% sua intensidade, provocando super aquecimento das águas do Atlântico, nas imediações da região Nordeste, produzindo maior evaporação e formação de chuvas em excesso.

“O aquecimento global vai arrefecer as correntes marinhas de duas formas. Uma delas é intensificando as chuvas nas altas latitudes do Atlântico Norte, onde as águas precisam ser mais densas para afundar e retornar ao Sul, realimentando as correntes. Se chove muito, reduz a salinidade da água e consequentemente sua densidade, dificultado o afundamento. A outra forma é derretendo as calotas de gelo sobre a Groenlândia, liberando água doce e também reduzindo a salinidade da água, exatamente nos sítios de formação das águas profundas, onde as correntes marinhas fazem o retorno”, explicou o professor de Ciências da USP, Cristiano Chiessi, coordenador da pesquisa que estuda os efeitos da redução das correntes marinhas.

Do Correio Online
Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

32 comentários:

  1. Qual o link da fonte dessa informação por gentileza?

    ResponderExcluir
  2. Isso não faz sentido! Não tem lógicas, concretas! E por que não em outro Estados somente no Nordeste? Só o Nordeste está sofrendo com a seca atualmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo fato de ser o lugar mais quente e seco do Brasil? Onde, historicamente, deveria ser o lugar mais verde?

      Excluir
    2. Existem 9 estados no nordeste!

      Excluir
    3. Como já dizia Sá e Guarabira: O sertão vai virar mar...

      Excluir
    4. nordeste é uma região,e não estado.

      Excluir
    5. nordeste é uma região do Brasil, formada por nove estados.que estado do nordeste você é?

      Excluir
  3. Pode até não fazer sentido, mas é um fato que isso acontece. Não é só o Nordeste que está sofrendo, mas isso não quer não fará com que chova no país inteiro.A parte mais afetada pela falta de chuvas é o chamado Polígono das Secas, uma área de mais de 1 milhão de km2, espalhados por oito estados nordestinos (só o Maranhão fica fora) e pelo norte de Minas Gerais. Nessa região, onde vivem 27 milhões de pessoas, não há rios cauladosos ou grandes lagoas capazes de fornecer umidade para provocar chuvas locais. Também tem a questão da estiagem, da umidade, e demais fatores. Isso é algo inquestionável para quem estudou geografia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há lagoas ou rios para fornecer umidade? De onde vc tirou esse estudo? Rios ou lagoas o máximo que pode fazer é neblina, toda chuva vem da evaporação do mar, trazida pelos rotas dos ventos .

      Excluir
  4. ...o link precisamos nos aprofundar nesta informação, isso é muito ´serio para o nordeste,,,para as pessoas se planejarem!

    ResponderExcluir
  5. Quero informações concretas!

    ResponderExcluir
  6. Aquecimento global é uma hipótese, sequer uma teoria é. Desde os tempos antigos se fala nisso, e hoje existe toda uma história do politicamente correto voltada para modificar a história, o que gera desemprego no mundo inteiro, mas enriquece pesquisadores que nunca conseguiram provar cientificamente suas teorias, alegando simplesmente um "consenso" que diga-se de passagem nunca teve a ver com "verdade".Os dados dos satélites meteorológicos das duas últimas duas décadas não registram qualquer aumento significativo da temperatura global.

    ResponderExcluir
  7. Aqui no norte de minas a seca castiga...trazendo desalento!

    ResponderExcluir
  8. O Nordeste é uma região, não um estado.

    ResponderExcluir
  9. O governo fazendo a transposição do São Francisco, depois de 20 anos quando terminar começa a chover, e não precisa mais do rio.

    ResponderExcluir
  10. pessoal logico que precisamos de uma fonte mas clara,porem percebam quanto o clima mudou desdo ano passado, mas chuvas aqui para o nordeste quase entero, como disse um anonimo ai em cima o Aquecimento global é uma hipótese pois a propria nasa esta dizendo que a Antártida não está diminuindo e sim ganhando mais gelo link de fonte: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/super-incr%C3%ADvel/nasa-revela-que-ant%C3%A1rtida-n%C3%A3o-est%C3%A1-diminuindo-e-sim-ganhando-mais-gelo-193057846.html / http://verdademundial.com.br/2015/04/o-aquecimento-global-e-mentira-diz-climatologista-da-usp e incluso o ptroprio vladimir putin: http://www.semprequestione.com/2015/11/putin-quebra-o-silencio-aquecimento.html#.VzplRok961s

    ResponderExcluir
  11. O Homem deve amar o seu próximo como a si mesmo. As pesquisas são importantes, são necessárias, mas devemos lembrar que Deus muda tempos e épocas, sendo assim o homem sempre busca e nunca chega à uma plenitude no seu conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belíssimo e verdadeiro comentário! Seria bom se todos compreendessem assim.
      Parabéns! Deus lhe abençoe!

      Excluir
  12. Aceitar isso seria desconsiderar a climatologia por uma parte, latitude, radiação solar. Chegar e soltar uma informação é fácil, onde está a veracidade dessa informação não tem publicação disso.

    ResponderExcluir
  13. A chapada do araripe e o planalto da borborema, não permitem que a transição de massas de ar venham do litoral com toda a sua intensidade para as demais regiões do nordeste!

    ResponderExcluir
  14. Não estaremos mais aqui, quando isso acontecer! . Vamos cair na real e conviver com as situações adversas do clima do Nordeste.

    ResponderExcluir
  15. Não estaremos mais aqui, quando isso acontecer! . Vamos cair na real e conviver com as situações adversas do clima do Nordeste.

    ResponderExcluir
  16. Não estaremos mais aqui, quando isso acontecer! . Vamos cair na real e conviver com as situações adversas do clima do Nordeste.

    ResponderExcluir
  17. Não estaremos mais aqui, quando isso acontecer! . Vamos cair na real e conviver com as situações adversas do clima do Nordeste.

    ResponderExcluir
  18. Superaquecimento provoca bloqueio atmosférico, como acontece com o elnino a probabilidade e que diminua ainda mais as chuvas que já são poucas no nordeste

    ResponderExcluir
  19. Superaquecimento provoca bloqueio atmosférico, como acontece com o elnino a probabilidade e que diminua ainda mais as chuvas que já são poucas no nordeste

    ResponderExcluir
  20. Não estaremos mais aqui, quando isso acontecer! . Vamos cair na real e conviver com as situações adversas do clima do Nordeste.

    ResponderExcluir
  21. Conversar pra boi dormir negada. .....!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Ai vale a retorica da poesia musical... O sertão vai virar mar vai sim senhor. Até que enfim o sertão vai virar mar....

    ResponderExcluir
  23. esses caras nao acertao nem quando vai chuver, quanto mas fazer uma previsao pra 30 anos. a tendencia e diminuir ate acabar. com as chuvas no nordeste, moro no semi arido e estou vendo isso e textemunlhando.piora a cada ano, so chuveu forte aqui em 2004.

    ResponderExcluir