OPINIÃO DO LEITOR: A CORRUPÇÃO COMO CULTURA E DESGRAÇA SOCIAL!

Domingo, 29 de maio de 2016
O esforço para esconder a corrupção e suas cruéis consequências sociais têm Séculos!... Ela evita e até proíbe que o dinheiro público chegue nas suas reais destinações – prestando serviços públicos e garantindo direitos sociais – na ganância pelo lucro aético tira comida da mesa, numa jogatina orientada pela ideologia capitalista selvagem!

Apenas os noticiários, feitos mesmo por uma imprensa, que em parte, tem relação indireta e direta, com a corrupção, não consegue se esconder fatos, que não carecem de tanta sabedoria para fazer dedução: já são conhecidas diversas formas usadas por gestões públicas e mandatos parlamentares para ganhar dinheiro fácil ilegalmente; eleitor que cobra dinheiro ou favor em troca do voto, anda há tempo, fazendo declaração, abertamente; são claros os “dribles” na lei para ter acesso à benefício oriundo dos Programas Sociais, sem que tenha o direito – envolvendo pessoas e instituições; empresa s bilionárias, ou não, sonegaram imposto e ainda dão desculpas esfarrapadas; policial que recebeu grana para facilitar coisa ilegal; juiz de direito que vendeu sentença; servidor público que levou vantagem financeira irregular; juiz de futebol que provocou um resultado no jogo, para receber “dinheiro extra”; jogador de futebol já foi profissionalizado, convocado para Seleção e escalado em troca de dinheiro; a empresa que deixa de pagar ao empregado, direitos do tipo, hora extra; existe “gato” na ligação da energia e/ou da água encanada; médico cobrou do SUS e do paciente pelo mesmo procedimento – e operou sabendo da inexistência da devida necessidade; tem advogado que recebe o dinheiro do cliente e não comunicou a para poder ficar com a grana; dono de estabelecimento comercial, cobra do cliente um valor aci ma do que havia vendido; o rolo de papel higiênico de determinada marca, tinha menos metros de comprimento do que os 40 citados; produtos de supermercado, ao ser conferido em balança de precisão falta muitas gramas em pacote de um quilo... ... ...

Imagine se levantarmos os pequenos casos do tipo: cortar fila; achar celular e carteira com dinheiro e não procurar o dono; o cobrador de ônibus que fica com qualquer dinheiro de passagem; o professor que falta no trabalho e recebe o salário integral; o aluno que “cola” por não ter estudado; quem toma dinheiro emprestado ou compra qualquer coisa, certo que não vai pagar (... ... ...).

São tantos outros casos de roubo, furto, assalto, enganação que alimentam a CORRUPIÇÃO, e/ou tem relação direta e indireta com ela, mostrando infelizmente que somos com toda certeza uma sociedade majoritariamente desonesta!... Por tem virado CULTURA, esses maus hábitos, precisarão de décadas (não me pergunte quantas) para ameniza-la – porém tenho certeza absoluta que quanto mais pessoas honestas compuserem a sociedade, os comportamentos desleais e desonestos vão diminuindo, podendo desaparecer depois Século, ou Séculos de ações que contrariem a falta de ÉTICA!

Todos os problemas sociais que afetam a todos, atingindo mais as camadas pobres da população, são comprovadamente causados, direta e indiretamente pela CORRUPÇÃO!... A Ciência Social mostra e comprova isso de forma contundente!

Ao tramitar pelos meios sociais e populares, observo claramente que enorme parcela dos cidadão comuns estão adestrados pelo sistema a entender que o político deve ser direito na vida social, mas, pode e deve desviar dinheiro público, desde que lhes dê qualquer vantagem pessoal – os exemplos supracitados e os atualíssimos casos do mundo da política, mostram que não é mais possível evitar discutir o falido sistema político e social falido, nem tão pouco a CORRUPÇÃO como cultura – costume “popular”! É como diz a expressão: “A Coisa é Séria”!

Laurenço Aguiar – Cidadão Comum e Militante Social.

Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário