SIMPÓSIO ACADÊMICO SOBRE O RIO SÃO FRANCISCO ABRE INSCRIÇÕES

Quinta-feira, 31 de março de 2016
Estão abertas as inscrições para o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que será realizado de 5 a 9 de junho, às margens do Velho Chico, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A submissão de novos trabalhos e o cadastramento de publicações técnicas e científicas já existentes podem ser feitas através do endereço eletrônico. Há descontos para inscrições até o dia 1º de maio.

A iniciativa é uma parceria entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e o Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que reúne inúmeras universidades atuantes no território são-franciscano. Com tema central “Integrando o conhecimento científico em defesa do rio”, o evento tem o objetivo de congregar cinco eixos temáticos na expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional: governança, qualidade da água, quantidade da água, recuperação ambiental e dimensão social. Junta-se a este conjunto de temas as manifestações culturais que ocorrerão durante todo o evento.

As cidades vizinhas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) serão os palcos dessa valiosa discussão, trazendo as margens do rio São Francisco como cenário motivador na construção da integração nacional do conhecimento científico, dos diversos pesquisadores. A agenda do evento resulta da sinalização de deficiências e soluções na busca da qualidade ambiental e articulações em defesa do Velho Chico. Ou seja, é um evento que visa identificar o estado da arte da produção científica existente sobre o tema, com a participação nacional e internacional de diversos estudiosos. A programação completa do Simpósio estará em breve disponível no endereço do Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário