MONITORAMENTO COM CÂMERAS DEVE CONTROLAR TRÂNSITO EM PETROLINA, PE

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Já está em funcionamento em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a Central de Monitoramento com Câmeras, que tem como função garantir mais segurança no trânsito da cidade. Inicialmente, o projeto foi implantado em quatro pontos do município.

Segundo a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), as câmeras estão localizadas nas Avenidas Guararapes, Joaquim Nabuco e Fernando Goes. “Elas já estão funcionando. Fizemos os testes e estamos agora nos últimos ajustes. São quatro câmeras pegando lugares diferentes da área central da cidade. Mas, em um dos pontos da Avenida Guararapes, a câmera consegue monitorar também um trecho da Avenida Souza Filho, porque tem um alcance maior, com um giro de 180º”, explica o diretor-presidente do órgão, Paulo Valgueiro.

De acordo com a EPTTC, a área foi escolhida para a instalação das câmeras porque é a região onde acontecem os maiores números de incidentes com infrações de trânsito e acidentes. “Temos a retenção de veículos e com o equipamento vamos conseguir direcionar os agentes de trânsito de forma mais rápida quando tiver uma ocorrência. Nós acionamos a viatura através de rádio e o encaminhamento é feito até o ponto”, detalha Valgueiro.

As câmeras funcionam 24 horas por dia e permitem controlar tanto a segurança no trânsito em geral, verificando se há algum veículo quebrado e tomar medidas rápidas para evitar engarrafamento, assim como fiscalizará infrações de trânsito.

“Com as câmeras temos um alcance nítido dos veículos e das possíveis situações. Em uma faixa de 100 metros é possível identificar infrações e fazer a leitura da placa do carro. Nosso objetivo é garantir em tempo real a fiscalização das vias em relação a acidentes, segurança dos pedestres e condutores. Mas, se for o caso, se na região não tiver nenhum agente, podemos fazer a autuação com base nas imagens das câmeras”, assegurou o diretor-presidente.

Entre as infrações que podem ser registradas está estacionar no acostamento, falar ao celular enquanto dirige, parar em local proibido, falta do uso do cinto de segurança e avançar sinal vermelho.

A proposta deve ainda ser ampliada para outros locais. “Dentro das nossas condições, estamos estudando outros pontos. Consolidando as quatro primeiras câmeras, vamos estender para outras áreas”, disse Paulo Valgueiro.

Por Zé Carlos Borges, com informações de Taisa Alencar Do G1

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário