REPORTAGEM DA TV MINAS MOSTRA TRABALHO DE REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Segunda-feira, 12 de outubro de 2015
Preservar o rio São Francisco é uma das missões da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf – vinculada ao Ministério da Integração Nacional. A Área de Revitalização da empresa direciona seus esforços para ações como a recuperação de nascentes, que conta com a parceria e conscientização dos fazendeiros que têm nascentes em suas terras, e já conseguiu recuperar 1.100 nascentes que abastecem o rio. 

Outra linha de atuação é a de obras de esgotamento sanitário, até com a construção de Estações de Tratamento de Esgoto, conhecidas como ETEs. É o caso da Estação de Tratamento de Lagoa da Prata. Uma equipe de reportagem da TV Minas, afiliada da Empresa Brasileira de Comunicação – EBC – foi até o vale da região de Itaúna, no centro-oeste mineiro e, acompanhada por técnicos da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, conferiu os resultados desse trabalho tão importante para a preservação do rio São Francisco e seus afluentes.

Confira no vídeo clicando aqui.

Outras informações sobre a ETE de Lagoa da Prata
A obra custou R$ 32 milhões e os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A ação resultou de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lagoa da Prata (SAAE). Aproximadamente 50 mil pessoas do município estão sendo beneficiadas com a conclusão da obra executada pela Companhia. O empreendimento possibilitou a descontaminação dos córregos Chico Félix, Chico Silveira e Chico Messias, na Lagoa Verde, que antes recebiam o esgoto in natura e agora receberão o efluente tratado.

“Conseguimos sanar 100% do problema de esgotamento sanitário do município. Estamos atendendo toda a população com tratamento do esgoto”, afirma Astácio Correia Neto, diretor do SAAE, que também é membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Segundo explica o diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Motta, as obras de esgotamento sanitário são uma das ações prioritárias da Companhia no âmbito do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba.

“Nós nos preocupamos com duas vertentes: uma é a quantidade de água, que sem água não se promove o desenvolvimento regional. E a outra é a questão da qualidade da água. Isso só acontece com a implantação de obras como as de esgotamento sanitário”, destaca Motta.

Por: Zé Carlos Borges, com informações Ascom da Codevasf

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário