PROFESSORA JAILDES LIMA É QUILOMBOLA E ABRAÇOU A PROFISSÃO PELA EDUCAÇÃO NA SUA COMUNIDADE

O amor pela profissão e a vontade de mudar a realidade da comunidade onde vive desde que nasceu, fazem com que a professora quilombola Jaildes Lima da Silva, 37 anos, dedique o seu tempo no processo de ensino e aprendizado de jovens estudantes do Quilombo Jiboia. A comunidade tem cerca de 900 habitantes e mais de 200 anos de história. Fica localizada no município de Antonio Gonçalves, a 400 km de Salvador.

Filha de pais semianalfabetos, pois não tiveram a oportunidade de estudar, Jaildes não cruzou os braços diante das dificuldades. Decidiu, desde os primeiros anos, que seria professora e, para isso, dedicou-se aos estudos, formou-se em Pedagogia e especializou-se em Gestão Educacional. “Fui alfabetizada pela minha madrinha, pois passava o dia com ela enquanto meus pais trabalhavam, e o momento mais marcante pra mim foi no dia que minha mãe pegou meu caderno e não conseguiu ler o que estava escrito ali”, contou Jaildes emocionada.

Professora das disciplinas Filosofia, Sociologia, História e Geografia, Jaildes ensina no turno noturno, no anexo do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru (Cetep), instalado no quilombo, para jovens de 18 a 29 anos, que estão no Ensino Fundamental II, do Programa Projovem do Campo – Saberes da Terra.

Consciente do seu papel social como moradora da comunidade, nas suas aulas, além de mediar o conteúdo programado no currículo da educação básica, promove um bate-papo com os estudantes. Tudo para passar aos alunos, um pouco da sua história de vida, incentivando-os a persistirem na educação. “Sempre digo a eles que, se eu cheguei até aqui, eles também podem chegar. É só querer. A educação é o caminho. Fico muito triste quando vejo uma criança ou um jovem fora da escola. Tenho esta responsabilidade com a minha comunidade. Foi aqui que eu nasci. É aqui que quero viver e ver crescer”, declarou a professora que é orgulho para a comunidade do Quilombo Jiboia.

Série de reportagem – Esta reportagem faz parte da série iniciada, no dia 1º de outubro, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em homenagem ao Dia do Professor (15). Por meio de recursos multimídia, texto, áudio e vídeos, os professores falam sobre a escolha pela sala de aula, como contribuem para o desenvolvimento educacional e cidadão dos estudantes. Eles também são homenageados por alunos e colegas de trabalho, que ressaltam qualidades dos educadores como dedicação, competência e, principalmente, o amor à profissão.

Assista ao vídeo com o depoimento da professora Jaildes: clique aqui

ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Leia também 

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário