MACAS DO SAMU FICAM RETIDAS POR FALTA DE LEITOS NO HOSPITAL DE TRAUMAS

O número de macas retidas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dePetrolina, no Sertão de Pernambuco, pelo Hospital Universitário (HU), está comprometendo o funcionamento do serviço. O problema acontece porque o número de leitos do HU não é suficiente para atender a demanda da população e os pacientes que são levados para a unidade hospitalar, precisam esperar por uma vaga nas macas do Samu ou do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o coordenador geral do serviço, Tiago Acioli, esse é um problema recorrente. “Sempre tivemos problemas com a retenção de macas. Nossos equipamentos ficam presos e enquanto isso, está acontecendo uma grande demanda para atender ocorrências e a gente não pode atender porque nossas macas estão presas no HU”, explica Tiago.

Ainda segundo o coordenador, atualmente o Samu possui 17 macas, o que ainda não é suficiente. “O ideal é uma maca por ambulância, o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Mas, nós temos mais de quatro macas para três Unidades de Suporte Básico (USB) e uma de Unidade de Suporte Avançado (USA). E estamos providenciando a compra de mais macas, ou seja, trabalhamos com suporte reserva”, ressaltou.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário