IMPLANTAÇÃO DA ADUTORA DO ZABUMBÃO, NA BAHIA, É DISCUTIDA EM AUDIÊNCIA

Quinta-feira, 22 de outubro de 2015
Discussão no Comitê da Bacia do Rio São Francisco contou com a presença do secretário de Meio Ambiente da Bahia

A Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco concluiu sua reunião nesta quinta-feira (22.10), em Maceió (AL), com a audiência de conciliação quanto ao conflito de uso no processo de implantação da adutora do Zabumbão, na Bahia. A obra do governo baiano prevê a ampliação da adutora para abastecimento de água dos municípios baianos de Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos, Boquira e Ibitiara, no sudoeste baiano. Participaram da reunião as partes envolvidas no processo: o presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Onofre e Paramirim (CBH Paso), Anselmo Barbosa Caires, e o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler.

Anselmo Caires questionou a quantidade de água disponível para que se promova a obra e criticou a forma como o processo ocorreu, sem discussão com a sociedade. Ele sugeriu que a Agência Nacional de Águas (ANA) faça um estudo que aponte a real capacidade hídrica dos rios que contribuem para a barragem (Santo Onofre e Paramirim), além de realizar o cadastro de todos os usuários da bacia, e não apenas o de irrigantes.

Eugênio Spengler ressaltou que o governo baiano tem um planejamento para garantir os usos múltiplos, anunciando o início ao processo de revisão de outorgas e cobrança pelo uso das águas dos rios estaduais. O secretário solicitou um prazo para uma manifestação sobre o processo. Ficou definido pelo relator, Luiz Dourado, a retomada da audiência no dia 4 de novembro, em Salvador (BA).

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, ressaltou o caráter democrático do colegiado e garantiu todas as condições para que o processo seja debatido à exaustão, opinião reforçada pelo secretário executivo do colegiado, Maciel Oliveira, também presente à audiência.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Por: Zé Carlos Borges, com informações da Assessoria de Comunicação

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário