PROFISSIONAIS DE SAÚDE DISCUTEM A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO EM CONFERÊNCIA DE LANÇAMENTO DA SEMANA DO BEBÊ 2015

Durante a manhã desta quinta-feira (26), muitas mães, gestantes, profissionais de saúde e de diversas áreas, além da comunidade em geral, participaram do lançamento da Semana do Bebê 2015 com a conferência sobre Amamentação, no auditório do Restaurante Rio Center. O encontro contou com as presenças da diretora de Humanização Carla Lorena, o representante da Univasf, Paulo José Pereira e o vereador Justiniano Félix.

A palestra educativa sobre Mitos e Verdades: manejo; influências sociais e aconselhamento; foi ministrada pela professora Mônica Cecília Pimentel de Melo, que destacou a importância de amamentar. “Esse tema é muito importante para as pessoas saberem que o leite humano possui todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da criança da pré infância, além do ato de fortalecer a relação afetiva entre mãe e bebê. Ainda é possível notar mitos e crenças que muitas mulheres ouvem e praticam nesse período, por isso é necessário a orientação”, explica.

O professor e pai de três meninas, Jonivaldo Fernandes, ressaltou a importância do ato. “Esse encontro é de suma importância para a sociedade juazeirense, é uma oportunidade das mulheres se informarem mais sobre o assunto. Eu acho a amamentação o vínculo mais bonito que existe, tenho três filhas e todas foram amamentadas”, declara.

Na opinião do professor da Univasf, Paulo Pereira, a conferência sobre Amamentação foi positiva. “É importante para a Univasf sempre participar dessa parceria com a prefeitura para levar conhecimento aos profissionais e técnicos da nossa instituição e, consequentemente, à sociedade. E hoje tivemos uma troca excelente de informações com os profissionais de saúde, educação e social, além da comunidade em geral”, ressalta.

Durante o evento, cinco profissionais da área de nutrição, fonoaudiologia, psicologia e enfermagem apresentaram a Mostra de Trabalhos e Experiências sobre a importância da amamentação, além de atividades dinâmicas que abordaram a temática e a roda de conversa com a participação da comunidade eprofissionais de diversas áreas.

Para a professora Eva Sena Nascimento, a conferência trouxe um rico conhecimento. “Hoje foi um momento de riqueza de informações, principalmente para nós que trabalhamos com a educação nas comunidades, precisamos desses conhecimentos para distribuir e ajudar ainda mais as mulheres. A prefeitura está de parabéns com essa iniciativa”, disse.

A opinião é a mesma para o Assistente Social, José Wilson Batista de Souza. “É primordial que nós tenhamos a consciência de levar essas informações para acomunidade. É possível identificar na visitas domiciliares sérios problemas de mitos que ainda existem na questão da amamentação, e devemos ser agentes multiplicadores dessas informações em meio à população”, declara.

A orientadora social Sandra da Silva faz uma avaliação do evento. “Eu achei muito interessante, porque tivemos a oportunidade de refletir o verdadeiro papel de ser mãe, assim como o valor de amamentar seu filho e a maneira como podemos fazer. Parabenizo a prefeitura pelo evento, pois foi rico de conhecimento”, finaliza.

A diretora de Humanização Carla Lorena Pesqueira avaliou positivamente o evento. “A conferência superou nossas expectativas e foi importante a participação da sociedade na discussão dos direitos da primeira infância. Durante o evento foram arrecadadas grande quantidade de fraudas que serão posteriormente doadas nas atividades desenvolvidas na Semana do Bebê 2015”, conclui.

A Semana do Bebê 2015 está marcada para acontecer de 10 a 16 de maio e durante a conferência foi escolhido o tema de 2015 pelos participantes e ficou definido: ‘A arte de amamentar, como uma forma de cuidar, crescer e amar’.

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário