JOVENS MARCHAM EM DEFESA DO RIO SÃO FRANCISCO

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF participou no dia 27 de fevereiro de uma mobilização em defesa do rio, organizada pela Central Única de Bairros de Petrolina – Cubape. Portanto cartazes e com cantos e gritos de alerta, os ativistas, em sua maioria, jovens do Vale do São Francisco, interditaram o trânsito da ponte Presidente Dutra, que liga a cidade de Petrolina, em Pernambuco, a Juazeiro, na Bahia. O destino final foi a Ilha do Fogo, nas águas do Velho Chico. Em suas faixas, cartazes e palavras de ordem, os jovens exigiam atenção ao rio São Francisco e sua necessária e urgente revitalização.

A CUBAPE foi criada em 2014, com objetivo de reunir associações de bairros, sindicatos e entidades do movimento social, em busca de políticas públicas para a região. “Nossa primeira bandeira de luta escolhida foi a revitalização do rio São Francisco, diante da série crise hídrica que o país atravessa e por conta das agressões diárias que o rio sofre diante de nós”, explica Pedro Caldas, presidente e fundador da Cubape.

Fórum - Fruto de uma audiência pública provocada pela Cubape, em novembro de 2014, foi criada pela Câmara Municipal de Petrolina, o Fórum Permanente em Defesa do Rio São Francisco, do qual o CBHSF é integrante.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário