CAMPI DO INTERIOR DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PODERÃO TER DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PARA QUALIFICAÇÃO DOS SEUS DOCENTES

Aconteceu em Recife na última segunda feira, dia 15 de setembro, uma reunião entre os diretores das Unidades do Interior da Universidade de Pernambuco, do Reitor e Vice-Reitor e do Pró-Reitor de Planejamento. O assunto em pauta foi o convênio entre a UPE e a Universidade do Minho para qualificação dos docentes em nível de Doutorado. O Professor Carlos Calado Reitor da Universidade de Pernambuco informou que participou em Portugal de uma reunião preliminar com o reitor da Universidade do Minho, acertando os detalhes do convênio de qualificação. Pela proposta, os docentes do Minho deverão vir ao Brasil ministrar as disciplinas e os que estarão sendo qualificados poderão escolher ter dois orientadores, um da universidade proponente e outro da UPE. A defesa da Tese ocorrerá na sede da Universidade em Portugal. Na reunião foi escolhido o Prof. Dr. Béda Barkokébas Junior, Pró-Reitor de Planejamento para coordenar o grupo de trabalho que elaborará a proposta a ser apresentada a Universidade do Minho, com os critérios para seleção dos participantes. 

Na reunião estavam presentes, além do Professor Carlos Calado Reitor, o Vice-Reitor Prof. Rivaldo Mendes, os diretores dos Campi de Mata Norte Profa. Auxiliadora Campos, de Garanhuns Prof. Clóvis Gomes, de Petrolina Prof. Moisés Almeida e o coordenador da proposta Prof. Béda Barkokébas. A expectativa é que ainda nesse semestre seja realizada a seleção e as aulas iniciem no inicio de 2015. 

A Universidade do Minho
Fundada no ano de 1973, a Universidade do Minho recebeu os primeiros estudantes no ano letivo de 1975/76. Hoje, a Universidade é reconhecida pela competência e qualidade dos professores, pela excelência da investigação, pela ampla oferta formativa graduada e pós-graduada e pelo seu alto nível de interação com outras instituições. Por estas razões, a UMinho é um agente central na região, uma importante referência nacional e um parceiro reconhecido no panorama europeu e global. Localizada no Norte de Portugal, a Universidade tem um campus na cidade de Braga e outro na de Guimarães. 

Braga é a 3ª maior cidade portuguesa, nascida da antiga cidade romana de Bracara Augusta. Guimarães, classificada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, é conhecida por ser o “berço da nação”. A estrutura organizacional da Universidade é flexível e favorável à inovação e à interdisciplinaridade, potenciando a exploração de áreas de investigação emergentes. As Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação – Escola e Institutos – são as estruturas base da Universidade: Escolas de Arquitetura, de Ciências, de Ciências da Saúde, de Direito, de Economia e Gestão, de Engenharia, de Psicologia e Escola Superior de Enfermagem, e Institutos de Ciências Sociais, de Educação e de Letras e Ciências Humanas. 

O Instituto de Educação
O Instituto de Educação (IE) desenvolve projetos de ensino, investigação e interação com a sociedade nas áreas da Educação, Ensino e Formação. A par de dois cursos de 1º Ciclo (Educação e Educação Básica), o IE assegura Mestrados nas áreas da Educação, Estudos da Criança e Formação de Educadores/Professores, assim como Doutoramento em Ciências da Educação e em Estudos da Criança. Uma proposta de formação em Serviço Social foi apresentada superiormente para aprovação. 

Os cursos e projetos de investigação possuem um forte reconhecimento internacional. A UMinho é uma universidade de investigação, comprometida com a cadeia de valorização do conhecimento: Investigação, Desenvolvimento e Inovação, e está também voltada para a envolvente socioeconômica, possuindo inúmeras parcerias de sucesso em projetos de investigação, culturais e de desenvolvimento socioeconômico.

Prof. Ms. Moisés Almeida
Diretor Campus UPE - Petrolina

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário